segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Banheiro do Papa (El Baño del Papa)

 



Gênero: Drama
Duração: 97 minutos
Lançamento: 2007
Produção: Brasil/França/Uruguai
Site oficial: www.obanheirodopapa.com.br
Classificação etária: 10 anos

Ficha técnica:
Direção: César Charlone e Enrique Fernández
Roteiro: César Charlone e Enrique Fernández
Produção: Elena Roux
Fotografia: César Charlone
Montagem: Gustavo Giani
Direção de arte: Ines Olmedo
Música: Luciano Supervielle e Gabriel Casacuberta
Figurino: Alejandra Rosasco
Estúdios: O2 Filmes / Laroux Cine / Chaya Films
Distribuição: César Charlone e Enrique Fernández

Elenco:
César Trancoso - Beto
Virginia Mendez - Carmen
Virginia Ruiz - Silvia
Mario Silva - Valvulina
Henry de Leon - Nacente
Jose Arce - Tica
Nelson Lence - Meleyo
Rosario dos Santos - Teresa
Alex Silva - Gordo Luna
Baltasar Burgos - Capitão Alvarez
Carlos Lerena - Soldado



O filme:
     Em 1988, o papa João Paulo II visitaria a humilde cidade de Melo - que fica na fronteira do Uruguai com o Brasil. Os moradores mobilizaram-se numa série de preparativos para a chegada do religioso. Estimava-se a visita de centenas de milhares de visitantes e os moradores contavam com esse evento para mudarem de vida. Muitos venderam casas, terrenos e outros pertences para comprar carnes, linguiças, pães e afins para abastacer o público esperado com comida suficiente. O filme acompanha principalmente o drama de Beto (César Troncoso) e sua família: ele tem a ideia de contruir um banheiro coletivo para o uso dos visitantes.







Curiosidades:
  • Estrela de César Charlone e Enrique Fernández na direção de longa-metragem.
  • César Charlone, uruguaio de nascimento, contruiu carreira como diretor de fotografia no Brasil. Seu trabalho em Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, acabou projetando-o mundialmente.

Algumas possibilidades de trabalho com o filme O Banheiro do Papa
  • Áreas curriculares: Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens e Códigos.
  • Sugestão de disciplinas: Geografia, História, Biologia, Arte e Língua Portuguesa.
  • Temas: Trabalho e Consumo: trabalho informal, desigualdade social, saneamento básicos, linguagens.
Orientações preliminares:
     Produzido no Uruguai em 2007 e fundamentado em fatos reais, o filme mostra a visita do papa João Paulo II, em 1988, a Melo, uma cidade pequena e muito pobre localizada na fronteira entre o Uruguai e o Brasil. A chegada do Papa é apenas pano de fundo para mostrar a condição social precária dos moradores de Melo, condição essa abordada de forma realista, sem apelações de ordem sentimental. O filme também exalta a esperança e a solidariedade, mesmo em meio à miséria.


    A temática do filme possibilita explorar vários elementos: o trabalho informal (condição dos cargueiros), a manipulação pela mídia (verificandocomo o rádio e a televisão manipulam os números e as notíciass da chegada dos brasileiros à cidade), a pobreza (condição da cidade e dos habitantes), a esperança (momentos em que a fé se confunde com a necessidade de renda e trabalho), a solidariedade (a união em torno do objetivo de construir um banheiro) e a desagregação familiar (nas atitudes de Beto, que não consegue suportar sua condição e por vezes se entrega ao álcool e à violência contra a mulher). Assim, o filme possibilita ampliar o repertório dos alunos para além da estética hollywoodiana, em que predominam estereótipos e o sensacionalismo.
    É importante ressaltar que a participação das diferentes disciplinas, na preparação, exibição e discussões posteriores, é fundamental para a realização das atividades propostas. Assim, aconselha-se que os professores envolvidos possam fazer as adequações necessárias de conteúdo para as diferentes turmas.

Atividades:
     Discutindo...


     O Banheiro do Papa traz à tona o trabalho informal dos cargueiros (homens que atravessam a fronteira com o Brasil para abastecer o comércio local) que, com suas bicicletas ou motocicletas, buscam, em território brasileiro, mercadorias para o comércio local.
     Sugiro que o professor discuta com os alunos as condições de trabalho desses cargueiros, bem como as implicações sociais, econômicas, físicas e emocionais que esse trabalho acarreta para eles e suas famílias. Para tanto, é necessário retomar algumas cenas do filme: como é o percurso entre as duas cidades? Quais são as dificuldades encontradas? Como a corrupção e a exploração aparecem no filme? Quais são as condições de vida desses cargueiros e de suas famílias?
     A partir da discussão do filme, os alunos poderão traçar um paralelo entre a realidade retratada no filme e das cidades brasileiras, destacando semelhanças e diferenças entre essas realidades.

     

Explorando:
     O roteiro de um filme pode ser entendido como "esboço de uma narrativa que será realiizada através de imagens e sons numa tela de cinema ou TV"1 . Assim, nesse exercício, sugerimos um trabalho para explorar a estrutura do filme e entender como se desenvolve sua narrativa, como a fábula é construída e esboçada por meio de seu roteiro.
     Solicite aos alunos que revejam o filme e recontem a história de forma sucinta e ordenadda em forma de escaleta2.
     Explique a eles que cena é "unidade dramática de ação contínua" 3, ou seja, pode ser entendida como um trecho do filme que conta uma parte da história de forma completa; já a sequência "é uma série de cenas ligadas, ou conectadas, por uma única ideia"4.
     O objetivo desse exercício é que os alunos reproduzam, de certa forma, o roteiro que foi utilizado para a filmagem, discutindo os elementos que servem de apoio à narrativa, tais como a locação, as músicas incidentais, os objetos e outros elementos. Eles devem perceber como a narrativa é desenvolvida: quais foram as escolhas do roteirista para narrar a história, como ele hierarquizou as cenas para criar no espectador a visão geral do que está sendo narrado, como os acontecimentos ganharam em significado e quais foram as soluções encontradas para a história convencer o espectador. Após esse exercício, que pode ser feito em grupos, os alunos podem elaborar um roteiro único.

     Problematizando...
     O filme também pode desencadear uma interessante pesquisa com os alunos, uma vez que, pelo título, poderíamos imaginar como seria o banheiro de um papa: gigantesco, majestoso, cheio de ouro. Porém, não é isso que o filme retrata, pelo contrário, a ideia de Beto (protagonista) de montar um banheiro para atender aos visitantes implica alguns questionamentos em relação à infraestrutura da cidade uruguaia de Melo. Dessa forma, é possível orientar os alunos a fazer, em pequenos grupos, uma pesquisa sobre o saneamento básico do entorno da escola ou do município. As diversas fontes de pesquisa seriam a biblioteca da escola, sites, livros didáticos, documentários. O resultado da pesquisa pode ser a produção de um documento retratando as condições desse saneamento. É possível preparar um roteiro de entrevistas ou uma saída a campo para colher imagens e depoimentos. O documenntário pode ser exibido no site da escola ou em outros sites. Mas não se esqueça, professor: sua mediação é fundamental.

Outras sugestões:
     As questões a seguir, depois de pesquisadas5  e discutidas pela turma, podem ser apresentadas de diferentes formas: texto em prosa ou poesia narrativa, letra de música, roteiro de curta-metragem ou de uma peça teatral, e ainda a construção de gráficos, mapas, etc.

  • Como o filme retrata o impacto das mudanças e das consequências decorrentes do final da década de 1980 na América Latina, sobretudo no Uruguai e no Brasil?
  • O trabalho infantil, a profissão, a carreira e o sonho: para desenvolver este tema, sugerimos retomar a situação da personagem Silvia, convocada para trabalhar com o pai como cargueira, abandonando assim o sonho de ser locutora.
  • Discutir o papel da mídia, uma vez que recai sobre os meios de comunidação uma crítica ao espetáculo vazio e ilusório que ela propicia no decorrer da narrativa.
  • Pode-se discutir o conceito de fronteira (Geografia), pesquisando outras situações do mundo onde ocorrem coisas diversas daquela mostrada no filme, tais como entre os Estados Unidos e o México, Brasil e Paraguai, África e Europa e muitas outras, analisando também suas significações e implicações.
  • As relações de trabalho formal ou informal, as condições da mão-de-obra pelo Brasil e o mundo.
  • Os eventos religiosos, sua relação com o comércio desse tipo de acontecimento.
  • *Caderno de Cinema do Professor 4
1 - CAMPO, Flávio. Roteiro de cinema e televisão: a arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma estória. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
2 - Descrição resumida das cenas de um roteiro, na sua sequência. In:CAMPO,Flávio, op.cit.
3 - REY,Marcos. O roteirista profissional:TV e cinema. São Paulo:Ática, 1997.
4 - FIELD,Syd. Manual do roteiro os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro:Objetiva, 1995.
5 - Sites de pesquisa das cidades de Aceguá (BR) e Melo (UR) e de dados sobre o Uruguai:

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