quarta-feira, 6 de julho de 2011

CineClio é destaque na Programadora Brasil

PrincipalNotícias

Em Santiago, agora tem cinema na Estação

 

Em Santiago, agora tem cinema na Estação

Há pouco mais de um ano, o CineClio promove o acesso contínuo ao cinema brasileiro [leia mais]
Em Santiago, agora tem cinema na EstaçãoSexta-feira, 1/7/2011


A contemplação pelo edital da ação Cine Mais Cultura e o acesso ao catálogo da Programadora Brasil modificaram a rotina cultural da cidade de Santiago no Rio Grande do Sul. Desde maio de 2010, seus 49.082 habitantes passaram a contar com duas sessões semanais de cinema, sendo uma sessão infantil, promovidas pelo CineClio. Para os moradores, a programação de filmes preenche uma lacuna cultural, uma vez que a sala exibidora de cinema comercial mais próxima de Santiago fica a 155 km, na cidade de Santa Maria.

O CineClio, uma iniciativa da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Santiago, funciona na antiga estação ferroviária da cidade. A Prefeitura Municipal de Santiago reformou o local e transformou o espaço em uma sala de cinema chamada de Estação do Cinema. Já foram realizadas 100 sessões, dos quais 72 foram com filmes da Programadora Brasil. O catálogo da Programadora Brasil está possibilitando uma programação diversificada atendendo a públicos diferentes. O que chama a atenção é que cada sessão é anunciada com o toque do antigo sino da estação.

Atualmente, existem 3 atividades de exibição que são mantidas pelo CineClio. A principal delas é o "Cineclubismo, Educação e Cidadania na Terra dos Poetas", a qual atende as escolas municipais da cidade. Essa ação funciona em parceria com a prefeitura através da secretaria de educação que é responsável pelo transporte dos educandos. As outras duas são: sessões de cinema para pessoas da terceira idade e sessões de cinema para grupos de mulheres. Essas duas ações têm parceria com a secretaria de saúde e secretária de assistência social.
 
Mediante o agendamento prévio, o CineClio atende escolas estaduais e dos municípios vizinhos, desde que os mesmos sejam responsáveis pelo deslocamento dos estudantes. O cineclube também promove parcerias pontuais, usando o cinema como veículo de educação. No último Fórum Social Mundial, promoveu atividade de extensão em parceria com o projeto Renascer, denominada Movimento Cineclubista em Prol da Redução de Danos em Relação a Drogadição. Foi o exibido o filme “Bicho de Sete Cabeças”, seguido do debate sob o tema "Cineclubismo, redução de dados e o uso de drogas".


 
Espaço Estação do Cinema, onde funciona o CineClio, em Santiago, RS. Sessão do CineClio destinada ao público infantil.
   
 
O sino da estação ferroviária é tocado antes de cada sessão começar. A antiga estação ferroviária da cidade foi reformada para abrigar o espaço Estação do Cinema.

retirado de: http://www.programadorabrasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário