terça-feira, 16 de outubro de 2012

----------------------------------CineClio Cineclube Santiaguense apresenta o ciclo:---------------
------------------------------------------------Feira do livro de Santiago. ------------------------------------
------------------------------------------------Local: Estação do Cinema. -----------------------------------
----------------------------------Curadoria: Rosangela Montagner e Vilson Menezes. --------------

OS FILMES LISTADOS ABAIXO, SÃO RELATIVOS À SESSÕES QUE OCORRERÃO AO LONGO DA FEIRA DO LIVRO DE SANTIAGO. TODAS SESSÕES SÃO ABERTAS AO PÚBLICO EM GERAL, COM ENTRADA GRATUITA.

Dia 18/10 às 14 horas:
A hora da estrela (Dir. Suzana Amaral, 1985, 96 min).
Sinopse:
Macabéa, uma jovem órfa, só no mundo, aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande. Macabéa é tão desastrada que o tempo todo ela dói por dentro. Não sabe, como os outros, que esta dor tem de ser dissimulada por baixo das máscaras sociais. Toma aspirinas para ver se passa. Veste então as máscaras, mas não lhe caem bem.

Ficha de Informações do Filme
Título: A hora da estrela
Duração: 96 min e 0 seg.
Ano: 1985

Ficha Técnica
Direção: Suzana Amaral
Roteiro: Suzana Amaral e Alfredo Oroz
Elenco: Marcélia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman, Fernanda Montenegro, Denoy de Oliveira, Lizete Negreiros, Umberto Magnani, Caludia Rezende e Maria do Carmo Soares.


Dia 18/10 às 19 horas:
O homem nu (Dir. Hugo Carvana, 1997, 75 min).
Sinopse:
Sílvio Proença precisa embarcar a contragosto para São Paulo, a fim de divulgar seu novo livro. No aeroporto, encontra um grupo de velhos companheiros. Com o embarque cancelado devido a uma forte tempestade, o grupo segue para o apartamento de Marinalva, sobrinha de um dos amigos de Proença, onde o grupo dá continuidadeà reunião. Seduzido pela música e pelos encantos de Marinalva, Proença passa a noite ali mesmo, despertando no dia seguinte, completamente nu. Ainda zonzo da ressaca, vai apanhar o pão deixado à porta do apartamento. É quando o vento fecha a porta e o deixa completamente nu do lado de fora.

Ficha de Informações do Filme
Título: O homem nu
Duração: 75 min e 0 seg.
Ano: 1997
Cidade: Rio de Janeiro UF(s): RJ País: Brasil
Gênero: Ficção

Ficha Técnica
Direção: Hugo Carvana
Roteiro: Aldir Mendes de Souza (Baseado em conto de Fernando Sabino)
Elenco: Cláudio Marzo, Lúcia Veríssimo, Daniel Dantas, Isabel Fillardis, Maria Zilda Bethlem, Mílton Gonçalves, David Pinheiro, Anselmo Vasconcelos, Joel Barcellos, Antônio Pedro, Denise Bandeira, Adriana Garamboni, Henrique Pires, Hugo Carvana, Grupo de Choro Galo Preto


Dia 19/10 às 14 horas:
Estorvo (Dir. Ruy Guerra, 1998, 95 min).
Sinopse:
Baseado no livro homônimo de Chico Buarque, com adaptação, roteiro e direção de Ruy Guerra, ESTORVO reproduz o pesadelo existencialista de um personagem anônimo que vaga por uma grande cidade contemporânea. Depois de uma noite mal dormida, o protagonista acorda com a campainha da porta tocando insistentemente. Pelo olho mágico, vê um desconhecido de terno e gravata, barba e cabelos longos, que lhe lembra alguém que não consegue identificar. Não sabe porque aquele homem está ali nem o que pode querer, mas tem uma certeza imediata: ele representa uma ameaça para sua vida. E assim se inicia uma alucinante perseguição através da cidade.

Ficha de Informações do Filme
Título: Estorvo
Duração: 95 min e 0 seg.
Ano: 1998
Cidade: Rio de Janeiro UF(s): RJ País: Brasil
Gênero: Ficção

Ficha Técnica
Direção: Ruy Guerra
Roteiro: Ruy Guerra
Elenco: Jorge Perugorria, Bianca Byington, Xando Graça, Ataide Arcoverde, Susana Ribeiro, Leonor Arocha, Tonico Oliveira, Veronica Lynn, Candido Damm, dentre Outros.


Dia 19/10 às 19 horas:
O homem que virou suco (Dir. João Batista de Andrade, 1979, 97 min).
Sinopse:
A história segue Deraldo, um poeta popular nordestino recémchegado a São Paulo, onde tenta sobreviver de sua poesia e folhetos. Confundido com o operário de uma multinacional que mata o patrão, é perseguido pela polícia e perde sua identidade e condição de cidadão. Através de Deraldo, o filme acompanha o caminho do trabalhador migrante numa cidade grande: a construção civil, os serviços domésticos e subempregos sujeitos à violência e à humilhação. E segue a luta de Deraldo para reconquistar sua liberdade e preservar sua identidade.

Ficha de Informações do Filme Título: O homem que virou suco Duração: 97 min e 0 seg. Ano: 1979 Cidade: São Paulo UF(s): SP País: Brasil Gênero: Ficção

Ficha Técnica Direção: João Batista de Andrade Roteiro: João Batista de Andrade Elenco: José Dumont, Célia Maracajá, Ruth Escobar, Denoy de Oliveira, Renato Máster, Ruthnéia de Moraes, Barros Freire, Rafael de Carvalho.


Dia 20/10 às 14:00 horas. Cinema Infantil.
Castelo Rá-tim-bum - O filme (Dir. Cao Hamburguer, 1999, 105 min).
Sinopse:
Numa megametrópole, o aprendiz de feiticeiro Nino vive uma surpreendente aventura para salvar o castelo e seus tios Victor e Morgana da maldição da bruxa Losângela.

Ficha de Informações do Filme Título: Castelo Rá-tim-bum - O filme Título (inglês): CASTLE RA-TIM-BUM Duração: 105 min e 0 seg. Ano: 1999 Cidade: São Paulo UF(s): SP País: Brasil Gênero: Ficção Subgênero: Infantil

Ficha Técnica Direção: Cao Hamburger Roteiro: Argumento e Roteiro Final: Cao Hamburger / Colaboradores do roteiro: Anna Muylaert, José Rubens Chassereaux ,José de Carvalho ,João Emanuel de Carvalho ,Fernando Bonassi , Victor Navas Elenco: Marieta Severo , Rosi Campos , Sergio Mamberti , Diegho Kozievith , Pascoal da Conceição , Mayara Constantino , Leandro Léo


Dia 20/10 às 19 horas.
Chico Xavier - O Filme. (Dir. Daniel Filho, 2010, 125 min).
Sinopse:
Desde criança, Chico Xavier (Matheus Costa) ouvia vozes e via pessoas que já tinham falecido. Seus relatos eram sempre desacreditados, sob a justificativa que eram sua imaginação ou obra do demônio. Ao crescer, ele (Angelo Antônio) passa a usar seu dom para psicografar cartas. Logo se torna um ícone em sua cidade natal, despertando a ira do novo padre (Cássio Gabus Mendes) e acusações de ser uma fraude, já que publica livros de pessoas famosas que já tinham morrido. Já envelhecido, Chico (Nélson Xavier) participa do programa de TV "Pinga-Fogo", onde fala sobre sua trajetória de vida e questões do espiritismo. Através dele conhece Orlando (Tony Ramos), diretor de imagem do programa, que é ateu. Ele e sua esposa Glória (Christiane Torloni) sofrem devido a perda do filho, Tomás, morto quando ele e um amigo brincavam com uma arma encontrada. Agora o casal precisa decidir se irá agir no processo que pode condenar o responsável pela morte de Tomás.

Título Original: Chico Xavier - O Filme Gênero: Drama Direção: Daniel Filho Atores: Matheus Costa, Angelo Antonio, Nelson Xavier, Tony Ramos Tempo: 125 min. Lançamento: 2010


Dia 21/10 às 14 horas,
Mostra Curtas infantis com: Minhocas (Dir. Paolo Conti, 2005, 15 min) Leonel Pé-de-vento (Dir. Jair Giacomini, 2006, 15 min) e A origem dos bebês segundo Kiki Cavalcanti (Dir. Anna Muylaert, 1996, 17 min).

Minhocas
Sinopse: Nesta família de minhocas, Júnior está crescendo e ainda não conseguiu do pai, da mãe e do avô nenhuma resposta convincente para uma questão que não pára de intrigá-lo: por que é proibido cavar para cima?

Ficha de Informações do Filme
Título: Minhocas
Duração: 15 min e 0 seg.
Ano: 2005
Cidade: Florianópolis UF(s): SC País: Brasil
Gênero: Animação

Ficha Técnica
Direção: Paolo Conti
Roteiro: Paulo de Tarso Domite (DISCA)
Elenco: não possui

Leonel pé-de-vento (Dir. Jair Giacomini, 2006, 15 min).
Sinopse:
Leonel nasceu pé-de-vento e por isso vive isolado. Quando Mariana se aproxima dele, os dois descobrem a importância da amizade e da convivência com as diferenças.

Ficha de Informações do Filme
Título: Leonel pé-de-vento
Duração: 15 min e 0 seg.
Ano: 2006
Cidade: Porto Alegre UF(s): RS País: Brasil
Gênero: Animação

Ficha Técnica
Direção: Jair Giacomini
Roteiro: Jair Giacomini e Tarcísio Lara Puiati
Assistente de Direção: José Arlei Cardoso
Elenco: Vozes: Cibele Cielo, Thais Vizzotto, Tatiane Branco, Silvia Dalmolin, Fabiana Piccinin, José Paulo Rorato, Abilio Piovesan, Enedir Giacomini Lima, Gabriela Macedo, Matheus Palma, Bruna Lima e Giulia Lima.

A origem dos bebês segundo Kiki Cavalcanti (Dir. Anna Muylaert, 1996, 17 min).
Sinopse:
Comédia de costumes sobre as confusões que as crianças fazem a respeito da vida sexual dos adultos.

Ficha de Informações do Filme
Título: A origem dos bebês segundo Kiki Cavalcanti
Duração: 17 min e 0 seg.
Ano: 1996
Cidade: São Paulo UF(s): SP País: Brasil
Gênero: Ficção

Ficha Técnica
Direção: Anna Muylaert
Roteiro: Anna Muylaert
Elenco: Marisa Orth, André Abujamra, Beatriz Botelho, Etty


Dia 21/10 às 19 horas.
Cronicamente inviável (Dir. Sérgio Bianchi, 2000, 102 min).
Sinopse:
Percorrendo diversas regiões do país, um escritor vivencia a crueldade e a hipocrisia das relações sociais, econômicas e sexuais no Brasil contemporâneo.

Ficha de Informações do Filme
Título: Cronicamente inviável
Duração: 102 min e 0 seg.
Ano: 2000
Cidade: São Paulo UF(s): SP País: Brasil
Gênero: Ficção Ficha Técnica Direção: Sergio Bianchi Roteiro: Sergio Bianchi e Gustavo Steinberg Elenco: Cecil Thiré, Betty Goffman, Umberto Magnani, Daniel Dantas, Dira Paes, Dan Stulbach, Leonardo Vieira.

Venha Conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário