domingo, 8 de fevereiro de 2015



A 9ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NO HEMISFÉRIO SUL, através do Projeto DEMOCRATIZANDO, é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da   Cultura  - MinC, que tem como  objetivo estimular a   produção  audiovisual independente sobre  diferentes temáticas   atinentes aos direitos humanos. 

O CineClio Cineclube santiaguense ligado a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões _URI Santiago- tem sido selecionado para a Mostra regularmente, não tendo sido diferente nesse ano, onde a Mostra amplia ainda mais o seu alcance, estabelecendo a meta de atingir 1.000 pontos de exibição no Brasil.

O material fornecido aos pontos selecionados foi preparado para que o espaço possa se tornar um ponto de exibição de cinema brasileiro, desejo esse não diferente daquele que o CineClio tem realizado, isto é, foco maior na produção nacional, formando assim uma ampla rede alternativa de exibição através do ato de assistir e comentar os filmes que compõem o kit.


Mais do que apenas um pacote de filmes, o Projeto DEMOCRATIZANDO concentra e sintetiza grande parte dos esforços da Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, ao contemplar uma cinematografia de enfrentamento, cuja dimensão estética e política, forma e conteúdo, escapam a massificação das salas de cinema comerciais do país. Não se trata de ignorar a forte presença do cinema e da televisão na formação cultural, política e no imaginário de todo o povo brasileiro, mas reconhecer a presença significativa de outras formas de ver, estar e sentir o mundo, no campo da representação. É disso que se trata os Direitos Humanos pela via do cinema.

9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul


Inscrições: de 25/02 a 09/03                    Horário: Tarde e noite.
Local de Inscrições: Coordenação do CineClio e DCE.

Início da Atividade: 09/03 Término: 11/03
Local de realização: Auditório da URI Santiago
Carga horária: 22horas  Certificados: Sim  Frequência mínima: 75% sem justificativa de ausência
VAGAS – Mínimo: 400 Máximo: 450
TAXAS (R$) - Prof. e Func. URI: $ 2,00 Alunos URI: $ 2,00 Outros: $ 2,00




ABERTURA OFICIAL DO EVENTO:

09/03/2015 - 19h abertura da 9ª Mostra.

Filme: A vizinhança do Tigre.
Apresentação: Rosangela Montagner, Michele Noal Beltrão e Vilson Menezes.
A Vizinhança do Tigre.
Affonso Uchoa, Brasil, 2014, 95’.
Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.

Debatedores: 

Fabiana Barcelos da Silva Cardoso
Possui graduação em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santiago (2007 Especialização em Direito Civil e Processo Civil (2009), e mestrado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2013).

Fabiana Tutida
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1997) e Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). 

Dirceu Luís Alberti
Possui graduação em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões (2009), graduação em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque (1982), especialização em Pensamento Político Brasileiro (UFSM) e mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Atualmente, cursa doutorado em Educação pela UFSM.

10/03/2015 – 13:30h – Filmes Pelas Janelas e Meu amigo Nietzsche.

Filme: Pelas Janelas.

Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos, Brasil, 2014, 35’, Documentário. 
Ao longo de 3 meses, uma equipe formada por quatro estudantes universitários de Cinema e Audiovisual acompanhou parte dos processos e experiências dos projeto de cinema, educacão e Direitos Humanos Inventar com a Diferença, realizado em escolas espalhadas por todo o território nacional. 

Filme: Meu amigo Nietzsche.
Meu Amigo Nietzsche

Fáuston Da Silva, Brasil, 2013, 15’ 
O improvável encontro entre Lucas e Nietzsche será o início de uma grande revolução na mente do garoto, em sua família e na sociedade. Ao final, ele não será mais um menino. Será uma dinamite.

Debatedores: 
Anahy Silveira Freitas Azambuja de Oliveira
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1982) e Licenciatura em Formação de Docentes para a Educação Básica ela URI (2013) , com formação, ao nível de pós-graduação Latu Sensu em Psicopedagogia e em Psicologia Clínica.

Elaine Maria Dias de Oliveira
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1978) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Doutora em Educação na Universidade Federal de Santa Maria.


10/03/2015 -  19h – Filme Rio Cigano.


Julia Zakia, Brasil, 2013, 80’
Uma cigana atravessa mundos para salvar sua grande amiga de infância de uma condessa sanguinária.

Debatedores: 

Izaque M. Ribeiro
Graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Dirceu Luís Alberti.

Sandra Ebling: 
Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI-Campus Santo Ângelo/RS (2005). Especialista em Saúde da Família pela Faculdade Internacional de Curitiba Facinter (2006), Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase na Saúde da Mulher pela URI Campus Santo Ângelo (2009), Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (2011).

11/03/2015 – 13:30h – Filme Cabra Marcado para morrer.
Eduardo Coutinho, Brasil, 1984, 119’, 

Documentário Em 1964, o CPC da UNE inicia um filme sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), assassinado por latifundiários, que inclui uma reconstituição ficcional do evento político que levou à sua morte. A viúva de João Pedro, Elizabeth, e outros camponeses participam das filmagens. Mas os trabalhos são interrompidos por conta do golpe militar. 17 anos depois, Coutinho retoma o projeto e vai atrás dos personagens, encontrando Elizabeth na clandestinidade e sem contato com muitos de seus filhos.


Debatedores: 

Pedro José Pacheco: 
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-1997), mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2002) e especialização em Psicologia Jurídica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP-2003). É Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS-2011). É também relator ad hoc da CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), coordenador do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) e membro titular do CEUA (Comitê de Ética no Uso de Animais) da URI Santiago, bem como líder do Grupo de Pesquisa História, Educação e Processos Formativos (CNPq/URI). Foi conselheiro do Conselho Regional de Psicologia do RS desde a gestão 2007-2010, tendo sido presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) durante esta gestão, bem como da gestão Composição (2010-2013), tendo sido membro da CDH e do Grupo de Trabalho Sistema Prisional. Atualmente é colaborador no Núcleo do Sistema Prisional do CRPRS e membro do Grupo Brasileiro de Criminologia Crítica.

João Érico Lucas Coelho: 
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1980) , especialização em pensamento político brasileiro(1991) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Maria (1995).

Nara Madruga:
Possui graduação em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2009) . Professora da rede estadual de ensino e atual diretora da E.E.E.B. Monsenhor Assis, de Santiago. 

11/03/2015 -  19h – Filme: Que bom te ver viva.
Lúcia Murat, Brasil, 1989, 95’, Documentário
Duas décadas depois, oito ex-presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima, que reflete sobre o peso de ter sobrevivo lúcida às torturas.



Debatedores: 
Adriane Damian: 
Graduada em Direito pela Universidade da Região da Campanha (1995). Mestra em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul-RS (UNISC), área de concentração: Direitos Sociais e Políticas Públicas, tendo obtido nota máxima na dissertação (2007). Possui Especialização em Direito, lato sensu, pela FADISA-RS (1997). 

Pedro José Pacheco.

Fabiana Tutida.

12/03/2015 – 18h Abertura Projeto Aprendizado Jurídico: Articulação Multidisciplinar em Direitos Humanos. 
Filme: Sophia 
Direção de Kennel Rógis, Brasil, 2013, 15’

Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.
Debatedores: Coordenadores(as) dos Projetos integrantes do Projeto Aprendizado Jurídico


Aguardamos a todos(as).
CINECLIO CINECLUBE SANTIAGUENTE, DCE URI SANTIAGO, URI CAMPUS SANTUIAGO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário