sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CineClio Apresenta nesse Sábado dia 10 de Setembro

17 horas:
Aprender a aprender

O filme retrata um processo de aprendizagem baseado na pedagogia problematizadora. O educando pretende aprender a criar de forma rápida, pela magia, no entanto o mestre o leva para outro caminho o da construção.
No primeiro momento, o “mestre” não ensina o educando a construção do vaso, não traz a solução pronta. Ele permite que através de sua própria experiência, através do “fazer”, ele vá descobrindo, caracterizando a aprendizagem significativa.
No segundo momento, do filme, ao juntar as mãos com as dele traz outra característica da pedagogia problematizadora “do fazer junto”, para que depois ele possa caminhar sozinho na produção do conhecimento, significada nesse momento com o cérebro que aparece brilhando na mão do educando.

18 horas
 
Um Certo Capitão Rodrigo
Dir. Anselmo Duarte
Rio Grande do Sul, 1971

Rodrigo Cambará é um cavaleiro boêmio e destemido, meio soldado, meio gaudério, cabelo dourado ao sol, violão às costas, entra na pacata cidade de Santa Fé. Ninguém poderia imaginar que aquele homem estava entrando também em suas vidas. Cantando e bebendo foi conquistando os corações das mulheres e a admiração dos homens. Um contador de estórias, de aventuras, de guerras ou de mentiras?

Thiago Veiga, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário